Tag – 20 músicas

Boa tarde!

Desta vez decidi trazer um post um pouco mais “suave” e musical, até porque sempre quis escrever um post deste género desde há imenso tempo. Como eu já vi imensas pessoas, incluindo youtubers, a produzirem conteúdo com base nesta tag, achei que seria boa ideia eu também fazer a mesma coisa – com perguntas/tópicos escolhido(a)s por alguns dos meus amigos.

Para quem não sabe, a tag “20 músicas” consiste em responder a 20 perguntas ou tópicos atribuindo uma música a cada um desses.
Sem mais demoras, vamos às músicas!

NOTA: tendo em conta que as faixas que coloquei foram incorporadas através do Spotify, abram-no previamente caso contrário as faixas poderão não tocar.

Música que te faça feliz

Para este ponto poderia colocar aqui quase todas as músicas pop que conheço, uma vez que o pop geralmente serve para fazer o ouvinte sentir-se feliz. No entanto, há variantes do pop que me suscitam mais interesse, sendo o folk-pop uma delas. Para este ponto, decidi escolher um clássico dos anos 90.

Música que te faça chorar

Neste ponto não poderia deixar de escapar esta faixa. Sendo também uma das faixas com as quais mais me identifico, principalmente naqueles dias em que tenho a sensação de que mesmo dando o meu melhor as coisas não funcionam.
Poderia dar imensas razões pelas quais esta faixa me faz chorar, mas vou ficar por aqui.

Uma música que te lembre um momento em particular

Apesar de esta faixa me trazer imensas memórias, há uma em particular que ficou gravada na minha mente como se tivesse acontecido ontem.
Estava eu no mês de Abril de 2012, nessa noite eu iria ver, com o meu grupo de amigos, uma das minhas melhores amigas a desempenhar o seu papel numa peça de teatro do clube de teatro da minha escola secundária. Certamente ela não seria o único destaque naquela peça para mim, mas isso são outros assuntos… Eram mais ou menos 21:15 e a peça começava às 21:30 e eu só dizia para o meu pai:

– Olha que já são nove e um quarto, vou chegar atrasado!
– Não vais nada, tem calma…

Para o meu pai, é sempre essencial ter calma (ainda que ele não seja a melhor pessoa para falar sobre o assunto). Mas voltando ao assunto, quando entrei no carro começou a dar Hung Up da Madonna na rádio. Lembro-me que a música acabou precisamente no momento em que cheguei ao ponto de encontro e saí do carro. A mistura de ansiedade com felicidade fizeram com que eu me lembrasse daquela peça e da viagem no carro ao som desta faixa de forma bastante detalhada. Para além desta música, guardo ainda um botão cor de laranja que foi distribuído por todos os expectadores.

Os meus amigos mais próximos com certeza saberão a importância desse botão…

Música favorita

Sinceramente, não consigo eleger apenas uma música preferida. Claro que tenho aqueles momentos em que uma determinada faixa não me sai da cabeça, mas geralmente são apenas pequenas fases. No entanto, no meio de algumas das minhas faixas preferidas, que deixaram de ser apenas “pequenas fases”, decidi escolher uma em particular tanto pela sua genialidade em termos de letra como pela sua peculiaridade em termos sonoros. O que irão ouvir é exclusivamente voz humana.

Música que adoravas e agora odeias

Bem… Geralmente, quando eu começo a gostar de uma música, a minha preferência por essa mesma vai-se mantendo. Mas como há sempre exceções, neste aspeto não poderia ser diferente. Eis a minha escolha:

Desculpem…

Música que gostas secretamente

Vamos deixar uma coisa bem clara – eu não gosto de reggaeton, kuduro, kizomba ou algumas variantes do pop latino mas, como eu disse no ponto anterior, há exceções.
Neste caso, a música que eu gosto secretamente encaixa-se precisamente num dos géneros musicais anteriores. Não é a única, mas fico-me por esta.

Música que ninguém imaginaria que gostasses

Geralmente quem me conhece sabe que eu tenho um gosto musical relativamente vasto, no entanto, muitos nunca imaginaram que eu ouço Britney Spears de vez em quando, incluindo dois dos meus melhores amigos. Surpresa! (acho…)

Música para adormecer

Não que eu ouça música para adormecer, mas se tivesse que escolher, provavelmente iria para algo perto do trip-hop ou música ambiental. Neste caso, fico-me pela ambiental mesmo.

 Música que consideres sobrevalorizada

Não vou negar, eu sou fã da Lady Gaga – com bastante orgulho!
Apesar de eu não desgostar de praticamente nenhuma música dela, nunca consegui entender o porquê de tanto burburinho em torno de Bad Romance. Não que seja uma má música, mas com um catálogo eclético e repleto de muito boas faixas, a maioria das quais não foram singles, não acho que Bad Romance seja merecedora de tanta atenção assim…

Música para colocar em alto volume

Confesso que nesta parte fiquei na dúvida sobre o que colocar uma vez que há imensas faixas que gostaria de colocar no máximo volume. Desde bandas como Dire Straits, passando por U2 e Coldplay. Decidi escolher uma de uma das minhas bandas preferidas, os Screaming Trees.

 Música que te descreve

Para mim, nenhuma outra artista conseguiu escrever letras com as quais me identificasse de forma tão profunda e pessoal como Alanis Morissette. Escolher apenas uma música da sua discografia que me descrevesse é uma tarefa muito complicada, uma vez que uma grande parte do seu catálogo significa algo para mim. Algumas das faixas com as quais me identifico são Precious Illusions, Hands Clean, Perfect, Not The Doctor, etc. Mas como teve mesmo de ser, decidi escolher Incomplete.
Esta música fala, basicamente, sobre a constante indefinição e insatisfação de Alanis e o seu desejo de “um dia” ser confiante, segura,  reconhecida para lá do seu trabalho, estar rodeada de boas pessoas, alcançar a paz e construir a sua identidade. Estes são também alguns dos meus desejos.

Música mais marcante

Ao longo da minha, ainda curta, vida, tive várias músicas que me marcaram – seja pelo som, pela letra ou por qualquer outro motivo. Aquela que eu provavelmente posso considerar a mais marcante é Big Hoops (Bigger The Better) de Nelly Furtado. Tendo saído em Maio de 2012, coincidiu com aquela que eu até hoje vejo como sendo a melhor fase da minha vida – o fim do 10º ano e transição para o 11º. Poucas músicas me viciaram durante tanto tempo como esta.

Música que gostarias de ouvir ao vivo

Não vou negar que gostaria de ouvir ao vivo praticamente todas as músicas que já referi anteriormente, no entanto, o meu sonho seria ouvir esta cantora e esta faixa em particular ao vivo:

Música que gostarias que tocasse no teu casamento

Primeiramente, vamos partir do princípio de que eu quero casar e de que vou casar. Partindo deste pressuposto, nada melhor do que uma música soul de um dos cantores mais icónicos deste género- Seal.

 Música que dedicaria a alguém

Apesar de ser bastante complicado, achei que seria boa ideia dedicar a Tall Tales For Spring a um dos meus melhores amigos já que a letra descreve a nossa relação de uma forma ou outra. Uma outra parte curiosa desta faixa é que alguns dos versos parecem ser adaptações, mais teatrais e relativamente hiperbólicas, de algumas conversas mais íntimas que tivemos.

 A música que te fez gostar de música

Esta é de longe a pergunta mais difícil de responder uma vez que não há ninguém que não goste de música, mas uma das primeiras músicas que me fascinou quando eu era criança foi a seguinte:

Música que cantavas muito quando eras criança

Não, não vou colocar aqui a música dos patinhos ou da Leopoldina (se bem que são adoráveis). Tendo em conta que a minha mãe é fã dos U2, desde muito cedo comecei a ouvir alguns clássicos desta grande banda. Uma das que eu sempre cantava (ou tentava) o refrão é I Still Haven’t Found What I’m Looking For.

Música que te motiva a prosseguir com os teus planos

Vamos definir neste caso o “prosseguir com os teus planos” como sendo prosseguir ou começar os estudos. Dependendo do meu humor, qualquer faixa de qualquer género pode servir mas ultimamente a faixa que melhor tem desempenhado esta função é a seguinte:

Música que mais ouviste no último mês

De acordo com o meu lastfm temos a nova da Melanie C como a faixa que mais ouvi nos últimos 30 dias e, diga-se de passagem, está excelente! Uma faixa dance-pop sem exageros e bem agradável de se ouvir.

 Música que te faz querer dançar

Desculpem, mas eu não sei dançar. Detesto dançar para ser honesto, no máximo abano a cabeça. Sendo assim, esta é a faixa que me faz querer “dançar só com a cabeça” instantaneamente:

 Música portuguesa preferida

Uma das minhas bandas portuguesas preferidas são os Xutos & Pontapés por diversos motivos. Tanto pela forma como empurraram o rock com força para as rádios como também pelo facto de em termos de composições, som, letras e tudo mais, não deixarem nada a desejar em comparação com outros grupos estrangeiros do mesmo género. Esta é a minha preferida da sua discografia:

Deixe uma Resposta

