Sobre este blog e perguntas “frequentes”

Como surgiu a ideia para este blog?

Inicialmente, com um outro nome inclusive, este seria um espaço onde vários assuntos seriam falados de um ponto de vista mais pessoal, desde artes a tecnologia.
Com o passar dos meses, tornou-se num sítio onde a música ganhava cada vez mais destaque em detrimento de outros temas, pelo que decidi dedicar este blog apenas à música e criar um secundário para outros assuntos.

Porquê um blog sobre música?

A música sempre foi algo que, cada vez mais, passou a ocupar uma boa parte do meu tempo – não em termos práticos mas sim em termos teóricos e de “análise”. Para além disto, acredito que a música seja uma arte ainda muito pouco representada, na blogosfera nacional, enquanto algo que vá além da parte pessoal e subjetiva do assunto.

Quero com isto dizer que o que encontro muito na blogosfera são publicações com sugestões musicais, baseadas apenas no gosto pessoal, traduções de letras, que sejam relevantes para quem escreve, ou apenas novidades sobre concertos e novos álbuns. Pouca gente havia que comentasse esses mesmos álbuns, mesmo que de forma negativa, de um ponto de vista mais interpretativo e menos baseado no gosto subjetivo. Por isso, decidi tentar combater esta lacuna de uma forma relativamente acessível e o mais dinâmica possível.

Porquê “homogeneidade”?

Inicialmente, o conceito seria a representação da minha personalidade com base na forma como comentasse determinados assuntos. Com a dedicação deste espaço apenas à música, a homogeneidade vem do facto de que, independentemente da época e do género musical abordados, todos os textos falam do mesmo assunto.

Que critérios usas para classificar a música?

Como referi anteriormente, tento ao máximo comentar as obras de um ponto de vista mais objetivo e deixando o gosto pessoal de parte – embora, na minha opinião, isso não seja possível de forma perfeita mesmo para um bom crítico, pelo que determinados títulos poderão ter uma classificação um pouco inflacionada, ou o inverso, derivado a motivos subjetivos pessoais, ainda que tente ao máximo evitar casos dessa natureza.

Cada álbum é um caso isolado, pelo que não existem critérios demasiado específicos e lineares a tudo aquilo que eu comento. Ainda assim existem alguns aspetos a ter em conta de uma forma relativamente genérica – originalidade e criatividade, o conteúdo lírico, o conceito e fidelidade na execução do mesmo.

Obviamente que os critérios usados poderão variar, dependendo do conceito que um determinado artista pretenda apresentar.
Por exemplo, um álbum do grupo alemão Kraftwerk prioriza, intencionalmente, a atmosfera sonora em detrimento do conteúdo lírico. Portanto, não deverá ser tido como um ponto negativo a superficialidade das letras mas, em contrapartida, deverá ser comentada a execução dos vocais em si.

É viável comparar pontuações de diferentes álbuns de forma linear?

Não de todo.
Como referido, cada álbum é um caso aparte e a pontuação dada a um título Y não tem como critério a comparação prévia com a do título X. Claro que, nos casos em que a pontuação entre dois títulos é notoriamente distante, pode dizer-se, com maior segurança, que um deles é melhor que o outro.

Onde posso ver todas as classificações que atribuíste?

Neste site maravilhoso que, a título de curiosidade, é onde vou todos os dias escolher algo novo para ouvir!

O álbum X vendeu mil milhões de cópias, porque é que lhe deste um 0?

Porque popularidade não é qualidade 😉

Tens preferências sobre quem e o que escreves?

Nem por isso, apenas escrevo sobre os títulos que melhor encontrar palavras para os descrever. Priorizo, contudo, lançamentos recentes, mas também poderei, de tempos em tempos, comentar álbuns mais antigos.

O que andas a ouvir?

Isso podes descobrir aqui.

Tenho uma sugestão…

Manda mensagem para qualquer uma das minhas redes sociais 😁

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s